top of page

Vídeo documentário que produzi sobre a relação do colecionador de instrumentos Luciano Silvestre com o Luthier Jadiel Ricardo, Luthier de Brasília encarregado de cuidar de todos os seus raros instrumentos musicais.

A Gibson Guitar Corporation,fundada em Kalamazoo, Michigan e atualmente em Nashville no Tennessee, é uma empresa fabricante de guitarras e outros instrumentos que são vendidos sob uma variedade de marcas diferentes. Com uma história de mais de cem anos, Gibson tem sido uma das companhias mais notórias no desenvolvimento da viola e da guitarra elétrica e construiu ao longo de todos esses anos um dos modelos de guitarras mais icônicos do mundo, a Gibson Les Paul. Muitos de seus instrumentos continuam se valorizando ainda mais no mercado e algumas Gibsons estão entre as guitarras mais procuradas por colecionadores.​
A empresa foi fundada por Orville Gibson, que produzia bandolim em Kalamazoo, no final dos anos 1890. Ele inventou as guitarras semiacústicas usando o mesmo tipo de tampo arqueado encontrado nos violinos. A partir de 1930, a companhia também tinha feito violões com tampo, como também foi uma das primeiras a disponibilizar no mercado guitarras semiacústicas usadas e popularizadas por Charlie Christian.Gibson esteve na vanguarda da inovação com relação às guitarras acústicas, especialmente na era da Big Band de 1930. A Gibson Super 400 foi amplamente imitada. No começo dos anos 50, Gibson introduziu sua primeira guitarra de corpo sólido e em 1952 começou a produzir seu modelo de guitarra mais popular, a Les Paul, projetada por Ted McCarty e Les Paul; Depois de ser comprada pela Norlin Corporation no final dos anos 60, a qualidade e a fortuna da Gibson começou a declinar até 1986, quando a companhia foi adquirida por seus proprietários atuais. Gibson Guitar é uma empresa privada que pertence ao chefe executivo Henry Juszkiewicz e seu presidente David H. Berryman.

Importância na música

A história de décadas da Fender é a de maior notoriedade no período de existência das guitarras de corpo sólido. Algum de seus principais produtos são a Stratocaster, a Telecaster e os contrabaixos Fender Precision Bass e Jazz Bass. No final dos anos 1960, músicos como Jimi Hendrix, The Who tocavam guitarras Fender, já nos anos 1970, Eric Clapton, Mark Knopfler entre outros gravaram com ela. A fusão de jazz, country, rock e blues alcançou novos níveis e encontrou uma base comum no som de Leo Fender. Colecionadores apreciaram como os corpos maciços mudaram a história da música. Admiradas e tocadas no mundo todo, as guitarras Fender contribuíram para a globalização dos valores culturais ocidentais, especialmente nos países comunistas do leste Europeu. O escritor Jim Washburn chegou até a sugerir que as guitarras Fender fizeram mais para enfraquecer a cortina de ferro que os mísseis intercontinentais.

História

No início década de 1930, o texano Leo Fender descobriu como aprimorar o som dos instrumentos amplificados: Produzir instrumentos de corpo sólido. A idéia simples e inovadora poderia se tornar rentável, caso entrasse em linha de produção.
Antes de trabalhar com guitarras elétricas, Fender trabalhou com rádios e fonógrafos. Em 1944, ele e o músico/inventor Doc Kaufmann patentearam o captador montado em um corpo sólido único. Esta coisa crua, impossível de se tocar, parecia no máximo um projeto de feira escolar de ciências, mas resultou na quase sociedade chamada K&F (Kaufmann & Fender) Manufacturing. K&F fabricou guitarras elétricas e amplificadores em um barracão nos fundos da loja de rádios de Fender na região central de Fullerton, Califórnia. Kauffmann uma vez disse, "Sim, eu ajudei Leo a começar um negócio de US$234 milhões!"

A Fender no Brasil

Entre os anos 1992 e 1995, a Giannini, indústria brasileira de instrumentos musicais, produziu sob licença da Fender americana (e sob um rigoroso controle de qualidade) um modelo de guitarra Stratocaster e outro de baixo Jazz Bass. A linha ficou conhecida como Southern Cross . O grande responsável por isso foi Carlos Assale, que anteriormente já tinha sido responsável pelas guitarras Dolphin.A Giannini tinha conseguido em 1990 uma licença para a fabricação das Fender no Brasil. O objetivo da fábrica americana era ter um fornecedor de violões tradicional, a quem pudesse confiar essa linha de instrumentos.Foi uma troca de interesses.

Luciano Silvestre

Documentário
bottom of page