top of page

 

 

 

 

Em 1933, Fender conheceu Esther Klosky , e eles se casaram em 1934. Sobre esse tempo, Leo conseguiu um emprego como contador para o Departamento de Estradas da Califórnia, em San Luis Obispo . Em um governo depressão change- up , o trabalho de Leo foi eliminado , e ele , em seguida, conseguiu um emprego no departamento de contabilidade de uma empresa de pneus . Depois de trabalhar há seis meses, o Leo perdeu o emprego , juntamente com os outros auditores na empresa.

 

Assim, em 1938, com $ 600 dólares que ele emprestados , Leo e Esther voltou a Fullerton e Leo começou a sua própria loja de conserto de rádio , conhecido como " Fender Radio Service " . Logo em seguida , os músicos e os líderes da banda começaram a vir para Leo para sistemas de PA , que ele começou a construir , venda e aluguer , e para a amplificação para os violões amplificados que começam a aparecer no cenário musical do sul da Califórnia , em big band e jazz e para os elétricos guitarras " havaianas " ou " lap steel " se tornando popular na música country.

 

Durante a Segunda Guerra Mundial , Leo encontrou Clayton Orr "Doc" Kauffman, um jogador inventor e lap steel , que havia trabalhado para Rickenbacker guitarras , uma empresa que estava construindo e vendendo guitarras de aço colo por uma década. Embora com Rickenbacker , Kauffman tinha inventado o " Vibrola Tailpiece " ... o precursor da tarde " vibrato " ou arremate " tremolo " . Leo convencido Doc que devem juntar-se , e eles começaram a " K & F Manufacturing Corporation " , para projetar e construir guitarras e amplificadores havaianas amplificados . Em 1944 , Leo e Doc patenteou um violão de aço colo, que tinha um captador elétrico já patenteada pela Fender. Em 1945 , eles começaram a vender a guitarra, em um kit com um amplificador desenhado por Leo.

 

No início de 1946, o Leo tinha decidido que a construção e venda de instrumentos musicais e amplificadores seria muito mais rentável do que repará-los . Doc não estava convencido , puxado para fora da empresa , e eles se separaram. Leo mudou o nome da empresa para " Fender Elétrica Instrument Company " , e especializada em guitarras Fender aço colo, e amplificadores.

 

No início da Segunda Guerra Mundial , foi claramente demonstrado que os circuitos elétricos tiveram que ser robusto para suportar os rigores do uso militar. Leo percebeu que amplificadores devem ser igualmente robusto para suportar o abuso que receberiam por viajar músicos, então ele projetou amplificadores Fender para ser extremamente resistente. Durante 1946, a Fender projetou e começou a fabricar o Deluxe, a Professional ea dupla profissional , juntamente com o Princeston , uma prática amp 4 watts. Empurrando 18-45 watts , estes eram facilmente os amplificadores mais poderosos produzidos comercialmente. Com chassi de aço pesado, placas de controle de cromados , e os casos de pinheiros pesados ​​cobertos com tecido tweed , amplificadores Fender pegou imediatamente. Em 1948, Fender começou a série "Campeão " da prática amp, que acabou sendo chamado de " The Champ " e tornou-se o amplificador mais popular construído.

 

Também em 1948 , o engenheiro George Fullerton foi contratado pelo Leo , a partir de uma parceria e amizade que duraria por mais de 40 anos.

 

Por esta altura, tudo amplificado " estilo espanhol " disponível no mercado ( não- colo estilo ) guitarras eram violões com captadores acrescentou. Rickenbacker tinha projetado um violão em estilo espanhol feito de baquelite, um antecessor de plástico , em 1935 , e, certamente, Leo estava ciente de sua existência a partir de Doc Kauffman . 15 milhas de Fullerton, inventor e guitarrista Les Paul estava experimentando com um corpo sólido " pescoço spanish " guitarra elétrica ele finalmente chamou de " log " . Mas, ele praticamente tem sido aceito que Leo teve a idéia para a criação de uma entidade espanhola guitarra elétrica com estilo sólido do guitarrista país Merle Travis, que havia projetado uma guitarra elétrica de corpo sólido e tinha um construído para ele por Paul Bixby, outra volta do sul da Califórnia construtor de aço.

 

Em 1948 , Leo Fender começou a trabalhar em um corpo da guitarra elétrica espanhol estilo sólido. Na primavera de 1950, o primeiro disponível comercialmente , produzido em massa, sólidos bodied espanhola guitarra elétrica em estilo foi introduzido, a Fender Esquire . A Esquire tinha uma picape , o corpo era um pedaço sólido de madeira de freixo , o pescoço era uma peça sólida de madeira de bordo sem um tensor inserido, e foi fixado sobre o corpo , em vez do método tradicional de colagem do pescoço até o corpo ; as cabeças de ajuste foram localizados todos de um lado do pescoço , e foram concebidos de forma que as cordas são paralelas ao corpo da guitarra a partir da cabeça de ajuste para a ponte . A Esquire tinha um interruptor tom selector, um botão de volume e um botão de tom . Ele estava disponível que duas cores, preto com uma placa zero branco e semi- transparentes " loiro caramelo " com uma placa zero branco. A maioria dos modelos mais antigos eram da última cor .

 

Em junho de 1950, Fender adicionou um modelo de dois picape da Esquire , e em novembro , adquiriu um tensor pescoço, e foi rebatizado de " Transmissão " . No início de 1951, a empresa Gretch Instrumento Musical enviou um telegrama para Leo , queixando-se de seu uso do nome " Emissor " , como Gretch tinha uma linha de bateria chamado " Broadkaster " . Temendo uma ação legal , e sendo um recém-chegado à indústria de instrumentos musicais , Leo imediatamente parou de colocar a etiqueta do nome nas emissoras até que ele poderia vir com um novo nome adequado. As guitarras fabricados neste período intercalar são agora conhecidos como " nocasters " e são raros e extremamente desejado . No final de 1951 , Leo mudou o nome para " Telecaster " , relacionar a guitarra para o meio novo e cada vez mais popular da televisão.

 

A Esquire , Broadcaster, Telecaster e pegou rapidamente , principalmente com guitarristas da música country ... provavelmente porque música country era extremamente popular no sul da Califórnia na época. Dentro de um ano ou dois, a base Chicago guitarrista de blues Muddy Waters poderia ser visto jogando um. Seu som característico " fanhosa " se tornou um padrão para a música country, e permanece até hoje . A Telecaster da década de 2000 é relativamente inalterado do Telecaster originais.

 

A " contra-baixo " ou " double bass " era um problema para a maioria das bandas . É grande , pesado , difícil amplificar com sucesso , e é facilmente danificada . O primeiro corpo sólido trastes baixo elétrico foi introduzida pela Audiovox em 1935. Realmente nunca pegou, obviamente, devido à falta de amplificação adequada. No final de 1951, a Fender introduziu o Precision Bass , uma guitarra corpo sólido único captador baixo com um 34 " escala. Com um pescoço com trastes , e um corpo de duplo corte , o baixista era capaz de jogar " com precisão " , daí o nome . no início de 1952, Fender apresentou " o Bassman " amplificador, um amplificador de 35 watts projetado para o Precision Bass nota do autor: . supostamente , o Precision Bass pegou imediatamente Esta popularidade inicial foi , obviamente, em bandas de jazz , porque baixo elétrico não é. encontrado no pop , blues ou rock and roll até 1955-1956 . nos azuis e primórdios do rock and roll, o contra-baixo , muitas vezes serviu como um instrumento de percussão , bem como um instrumento de cordas .

 

Apesar da popularidade imediata do Telecaster , havia muitos guitarristas que realmente não se importam com a sua assinatura sonora " fanhosa " , e muitos guitarristas se queixavam de suas bordas afiadas desconfortavelmente morder seus lados enquanto estiver jogando por longos períodos de tempo. Para responder a estas denúncias, em 1954, Fender introduziu a Stratocaster . Com três captadores em vez de dois, uma forma moderna , com contornos do corpo , que lembra as "asas" que começavam a aparecer em carros, um " vibrato arremate " que permitiu que o guitarrista notas " dobrar ", e um nome que fazia pensar do espaço exterior, a " Strat " foi um sucesso imediato , e, eventualmente, tornou-se a única guitarra elétrica mais popular. Estilo de corpo contornos da Strat seguiu para o Precision Bass .

 

O amp Bassman passou por várias mudanças ao longo da década de 1950 . Em 1958, Fender começou a utilizar o desenho do circuito designado " 5F6 -A" , e este circuito especial foi utilizada a 1960 . Apesar de ser um amplificador de baixo medíocre, guitarristas amou o tom eo poder deste amp, e tornou-se muito mais popular do que para guitarras baixos , muitas pessoas consideravam ser o amplificador de guitarra perfeito. Na década de 1960 , muitos fabricantes de amplificador projetado amplificadores de guitarra baseados fora deste circuito ... incluindo Jim Marshall. Um amplificador com base na 5F6 - A com algumas modificações lançados Marshall Amplification .

 

Em 1960, Fender introduziu o " luxo Model" do Precision Bass . Leo sentiu que um pescoço mais fino iria apelar para músicos de jazz , e ajudar na transição da posição vertical para baixo elétrico. O corpo foi menos simétrica do que a precisão , mais como os Jazzmaster e Jaguar guitarras recentemente introduzidas. Os dois captadores de oposição ao captador split single no padrão Precision Bass deu-lhe um som totalmente diferente.

 

A Telecaster , Precision Bass , Stratocaster , e Jazz Bass são testamentos para a inovação de Leo Fender. Todos os quatro instrumentos permaneceram extremamente popular, e as versões modernas mudaram muito pouco a partir de desenhos originais de Leo . Da mesma forma, os amplificadores " Tweed " de Leo são considerados por muitos os melhores amplificadores já feitos, e os originais buscar enormes somas de dinheiro. Além disso, no final de 1990 , principalmente devido à internet , bem como a disponibilidade renovada de tubos de vácuo de qualidade , uma nova indústria começaram a surgir , amplificadores de boutique. Amplificadores de luxo são construídas mão cópias de amplificadores clássicos de alta qualidade, e os mais populares são a 5F6 -A Bassman , o Champ 5F1 (projetado por Fender em 1955 ), o 5E3 Deluxe ( também 1955) , eo 5E8 -A gêmea (também 1955) . Cópias destes amplificadores são também muito popular construída pelo faça -você-mesmo , e kits estão disponíveis desses circuitos por várias empresas .

 

Leo trabalhou fervorosamente em 1960. Ele era um workoholic , geralmente trabalhando até tarde da noite, e muitas vezes trabalhando sete dias por semana. Ele trabalhou tanto nas laterais de negócios e de P & D da empresa. No início de 1964, ele estava totalmente exausto, e sua saúde estava falhando. No final de 1964, ele foi abordado por Columbia Broadcasting System ( CBS) , que estava olhando para entrar no negócio de instrumento musical. No final do ano , Leo vendeu sua amada empresa a CBS por US $ 13 milhões. Parte do acordo entre a CBS e Leo era uma " cláusula de não concorrência " . Leo concordou que ele não iria participar da indústria de instrumentos musicais por 10 anos após a venda.

 

Em 1971 , Leo , Forrest White e Tom Walker, formou uma nova empresa chamada " Tri- Sonics , Inc " . Leo e Tom começou a desenhar ampères, e Forrest começou a desenhar guitarras , tudo cuidadosamente projetado para não ser confundido com os instrumentos CBS Fender . Mais tarde, eles mudaram o nome para " Musictek , Inc " , e janeiro de 1974, a " Musicman , Inc " . Durante este tempo, Leo não ter um papel activo na sociedade, e não o fez até 1975, quando foi oficialmente anunciado que ele havia sido eleito presidente da empresa .

 

Musicman teve bastante sucesso no começo, mas o final de 1970 foi uma época difícil para os fabricantes de guitarras e amplificadores . Eles fizeram amplificadores robustos e funcionais guitarras com eletrônica avançada.

 

Em 1979, a amada esposa de Leo Esther morreu de câncer. Ele casou-se novamente em 1980.

 

Em 1985 , o desempenho da empresa foi ruim o suficiente que Leo deixou , ea empresa foi vendida para a Ernie eo Sterling Ball.

 

Depois de deixar Musicman , Leo , mais uma vez se juntou com George Fullerton, e eles formaram G & L Guitars. L & L Guitars foram denominados de forma semelhante a guitarras originais de Fender , com algumas diferenças cosméticas , mas tinham sistemas eletrônicos e tremolo muito mais modernos.

 

Leo continuou a aperfeiçoar os projetos que ele tinha originalmente criados , e recebeu muitas patentes para seus projetos posteriores de picapes e sistemas de tremolo , e os projetos do pescoço.

 

Leo trabalhou na G & L todos os dias ... ele realmente foi para trabalhar no dia antes de sua morte em 21 de março de 1991 ... apesar de ter vários pequenos acidentes vasculares cerebrais e doença de Parkinson. Ele permaneceu o mesmo homem que ele tinha sido sempre , trabalhando duro para perto obsessivo , simpático , despretensioso ... sua xícara de café era um copo de isopor com "Leo" escrito na lateral com um marcador preto . Este homem, que , sozinho, mudou a indústria da música, e fez mais do que qualquer outra pessoa para criar a guitarra elétrica moderna , embora tivesse tido aulas de piano quando criança, e tocava saxofone na banda da escola , nunca aprendeu a tocar guitarra .

Leo Fender

Foto autografada de 1978.
Nascimento: Anaheim
 Estados Unidos
Data: 10 de Agosto de 1909
Falecimento: Fullerton
21 de Março de 1991 (81 anos)
Ocupação: inventor
fabricante de instrumentos musicais
Esposa: Esther Klosky (desde 1934, falecida em 1979 de câncer)
Phyllis Fender (desde 1980 até o falecimento)
Parentesco: Harriet Elvira Wood (mãe)
Clarence Monte Fender (pai)
Wilda Grey (irmã)

Leo Fender Biografia

 

Clarence Leonidas Fender nasceu em 10 de agosto de 1909, a Clarence Monte Fender e Harriet Elvira Madeira, proprietários de um laranjal sucesso localizado entre Anaheim e Fullerton CA .

 

Desde cedo , Leo mostrou interesse em mexer com eletrônica . Quando ele tinha 13 anos , seu tio , que dirigia uma loja de automóveis elétricos , enviou-lhe uma caixa cheia de peças de rádio carro descartado, e uma bateria. No ano seguinte, Leo visitou a loja de seu tio em Santa Maria , CA, e era fascinado por rádio seu tio tinha construído a partir de peças de reposição e colocado em exposição na frente da loja . Leo mais tarde afirmou que a música alta que vem do alto-falante de rádio que causou uma impressão duradoura sobre ele. Logo em seguida, Leo começou a reparação de rádios em uma pequena loja na casa de seus pais.

 

Na primavera de 1928, Leo se formou Fullerton Union High School, e entrou Fullerton Junior College que cair, como um grande contabilidade. Enquanto ele estava estudando para ser um contador, ele continuou a ensinar-se a eletrônica, e mexer com rádios e outros itens elétricos . Ele nunca teve qualquer tipo de curso de eletrônica enquanto estava na faculdade .

 

Após a faculdade, Fender tomou um trabalho como entregador de gelo consolidado e Cold Storage Company, em Anaheim, onde mais tarde foi feito o guarda-livros . Foi nessa época que um líder banda local se aproximou Leo, perguntando se ele poderia construir um sistema de comunicação para uso da banda em bailes de Hollywood. Fender foi contratada para construir seis desses sistemas de PA .

bottom of page