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Telecaster

Construção

A Fender Telecaster foi desenvolvido por Leo Fender em Fullerton, Califórnia em 1949. No período de aproximadamente entre 1932-1949, muitos artesãos e empresas experimentaram guitarras elétricas de corpo sólido, mas nenhuma teve um impacto significativo no mercado. A Telecaster de Leo Fender foi o projeto que, finalmente, colocou a guitarra de corpo sólido no mapa.
Na sua forma clássica, a guitarra é extremamente simples construído, com o pescoço e escala compreendendo uma única peça de maple, aparafusado para uma cinzas ou alder barato jigged corpo com uma superfície plana na parte da frente e para trás. O hardware inclui dois única bobina captadores controlada por um interruptor selector de três vias, e cada um de volume e tom controles. O pickguard é Celluloid (mais tarde de plástico), parafusado diretamente sobre o corpo, com cinco (mais tarde oito) parafusos. A ponte possui três ajustáveis selins, com cordas duplicou em relação a cada um. O violão rapidamente ganhou uma sequência, e logo outro, mais estabelecida guitarra empresas (como a Gibson, cuja Les Paul modelo foi introduzido em 1952, e mais tarde Gretsch, Rickenbacker, e outros) começaram a trabalhar em madeira modelos de corpo sólido de sua própria produção. Um grande cromado cobrir, muitas vezes chamado de "cinzeiro", foi montado sobre a ponte para melhorar a terra, mas isso raramente é visto como a maioria dos jogadores que dificulta encontrar seu estilo.
O original mudar configuração utilizados a partir de 1950 a 1952 permitiu seleção de pescoço captador com tons agudos corte na primeira posição (para uma bassier som), e do pescoço com a coleta normal tom na segunda posição. O terceiro parâmetro posição seleccionada a ponte captador com captador lotados no pescoço, dependendo da posição do segundo "tom" botão. O primeiro botão funciona normalmente como um mestre volume controle. Esta configuração não tem um certo tom controle botão.
Típico Telecasters modernos (como a versão americana Série) incorporam vários detalhes diferentes da forma clássica. Eles normalmente característica 22 trastes (em vez de 21) e haste treliça ajuste é feito no cabeçote final, em vez de terminar o corpo, que tinha exigido remoção do pescoço sobre o original (o Custom Shop Bajo Sexto Tele barítono foi o único Telecaster featuring um dois-octave 24-fret pescoço). 3-A ponte do selim original foi substituído por uma versão 6-sela, permitindo independente comprimento e altura ajustável para cada corda. A longa ponte sela parafusos permite uma vasta gama de posições para sela ponte entoação Sintonizaç. A ponte metálica carimbada placa foi substituído por uma planície, chapa plana, e cobrir a ponte aterramento (que, ao mesmo tempo ajudando com o aterramento, impede jogadores que gostam de silenciar cordas na ponte com o lado da palma da mão, e torna impossível para escolher o próximo selins para produzir os característicos Telecaster 'arranhar') foi descontinuado para a maioria dos modelos. Também diferente da original é a fiação: A 3-way toggle switch seleciona pescoço captador apenas na primeira posição, pescoço e ponte captadores juntos na segunda posição, ea ponte captador apenas na terceira posição. O primeiro botão ajusta o volume principal, o segundo é um mestre tom controle afectam todos os captadores.
Durante a CBS era na década de 1970, o estilo Telecaster corpo foi mudado para um novo "notchless" forma, com um menos pronunciado entalhe na parte superior bout bilontra onde cumpre o pescoço. O estilo notchless corpo foi descontinuado em 1982.
O shortlived Elite Telecaster de 1983 incorporou duas especialmente concebidos humbucking pickups alimentado por um circuito activo TBX caracterizando uma guitarra e um expansor MDX midrange detonadora com 12dB de ganho. Outras características incluídas Freeflyte hardtail uma ponte e die-cast Sintonizaç máquinas com pearloid botões. Esta guitarra foi uma das últimas CBS-era fenders a uma característica BiFlex treliça-haste sistema, baixo atrito EasyGlider seqüência árvores e activa eletrônica. Após a CBS Fender vendido a um grupo de trabalhadores liderados por Bill C. Schultz, em 1985, o Elite Telecaster, bem como os outros modelos Elite, deixou de ser produzido. Fender Japão fez a sua própria versão do Elite Telecaster em finais 1984, com um 22-fret pescoço com médio-jumbo fretwire e um moderno 9.5 "de raio.
Higher-end, como os modelos americano e Deluxe Plus Série Telecasters geralmente vêm com uma Stratocaster-como contorno corporal para tocar.
Hoje em dia ela é usada muito por artistas grunge, como Pearl Jam e Chris Cornell, ou apenas um Rock leve e Clássico com uma levada de Jazz ou Funk tais como Red Hot Chili Peppers, U2, The Rolling Stones, Audioslave, entre outros. Também é utilizada pela banda de Mangue Beat (Uma variação do Rock, com várias influências musicais) Nação Zumbi, embora a mais amplamente usada seja a Gibson SG. Também o artista inglês Syd Barrett, membro fundador da banda Pink Floyd usava a Fender Telecaster. A artista japonesa Haruna Ono guitarrista e vocalista da banda SCANDAL usa uma telecaster.A artista canadense Avril Lavigne usa esse tipo de guitarra desde 2004 do seu lançamento do seu CD Under My Skin até agora.[1]

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